Por que “CAIXA DE RETALHOS” ?

Tenho recebido perguntas por que “Caixa de Retalhos”?  Respondo:
Aí vai para quem não sabe.
Para quem já sabe  vale relembrar, afinal “recordar também é viver”!

Tempos atrás, eu e minha irmã resolvemos dar “um jeito numas coisas” que meus pais guardavam no quintal de casa.

Invadir e remexer nos pertences de outros não é lá muito fácil, imaginem mexer nas coisas do vovô e  da vovó, é quase uma batalha, mas tudo deu certo!
Naquele vai e vem de coisas, pra-lá-e-pra-cá, acabamos nos deparando com uma boa parte de nosso passado.
Mas estávamos ali para uma faxina total, não se esqueça: lixo, doações… Certo?  Nem tanto!
Os objetos que vão passando por nossas mãos parecem ter vida, vai ficando difícil de nos desfazermos.
Não demorou muito e estávamos sentadas no chão cercadas de caixas de recordações e como mágica nossa história estava ali  como um filme ou melhor, uma peça teatral. Lembranças e boas risadas: aniversários, festas na escola, o primeiro dia disso, daquilo, a coisa foi se ampliando e cada objeto tinha sua própria história para contar, eram como presentes que tínhamos a felicidade de tocar e reencontrar!  Pedacinhos de nós mesmas!
Me lembrei, observando aquela cena, da colcha de retalhos que minha bisavó tinha em sua cama.
Uma vez perguntei a ela como tinha sido a sua confecção, pois era tão linda, tão colorida e tudo tão certinho, um pedacinho juntinho do outro fazendo uma peça tão harmoniosa.

Como era de seu jeito, a bisa sorriu e com toda simplicidade me disse que eram “lembranças em quadradinhos que toda pessoa guarda de momentos que viveu, tristes nas cores mais escuras e sem vida, alegres nas cores claras, lembranças dos momentos felizes, juntos vão dando o equilíbrio na montagem final”. Naquela época, achei muito linda a explicação, mas confesso que não entendi nada! Sorri, abracei minha bisa e voltei a brincar no quintal.

Foi então que observando a cena que nós protagonizávamos com tanta alegria, sentadas no chão  em meio a toda aquela bagunça, entendi o que a bisa me disse naquela tarde, já tão distante.
Estávamos diante de nossos retalhos, cada peça, cada componente dessa história, é na verdade, um pedacinho daquilo que vivemos por todos esses anos.
Foi ali, naquele momento de descontração e emoção que surgiu na minha frente, claramente, a idéia de uma caixa de retalhos guardada em algum canto qualquer.
Retalhos de nós mesmos, daquilo que fomos, somos e seremos.

10 ideias sobre “Por que “CAIXA DE RETALHOS” ?

  1. Muito bonito Elisete, lendo, eu me vi diante da minha caixa de retalhos, alguns lindos e coloridos, outros escuros e manchados, mas todos eles representavam minha vida, minha história e cada um deles valeu muito a pena. Beijos

    • Amiga querida, estou no meio de reformas e estou remechendo, revirando, muitas e muitas caixas.e realmente tudo tem a sua história… difícil se desfazer de tantas lembranças…parte das nossas vidas. MUita luz e paz no seu coração. bjs Lembranças a sua mãe.

  2. Um texto que combina sensibilidade e verdade. De fato, todos nós temos uma caixa de retalhos. Algumas ficam lá no sótão… outras no coração. Abri-las e rever cada retalho, cada pedaço de nós mesmo, é reviver emoções.

  3. Olá Elisete! Fiquei feliz em entrar no seu site e ver que tenho tantos textos maravilhosos para ler!
    Amei saber sobre o motivo pelo qual você escolheu este nome para o blog, realmente é muito significativo e repleto de emoções e história. Quem não tem sua caixa de retalhos? Alguns retalhos com tecidos mais nobres e coloridos, outros mais surrados, mas eles estão todos ali, implorando que lidemos com eles!
    Um beijo

    • Depois de alguns embates, estou de volta, quando puder de uma “olhadinha”, vai ser muito legal ter você comigo e juntas abrirmos nossas “caixas”.
      Fique com Deus minha querida!!! Beijinho!

      • Oi Elisete!!!! Claro que como ótima e experiente Psicóloga você logo percebeu minha deixa (que anteriormente, claro eu não tinha percebido), em dizer que os “retalhos” imploravam para fluir… rsrs Não está fácil! Daria tudo por um divã! rsrs
        Beijos querida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>