A ORIGEM DA ÁRVORE DE NATAL

Enquanto esperamos “Papai Noel” chegar…

É muito bom conhecer o início dessa tradição tão linda, sabemos que é apenas uma representação, mas vale refletir sobre o quanto a humanidade cultua seus costumes, preserva sua cultura e de onde partiu nossos hábitos sociais.
Não deixa de ser “caixa de retalhos” cultural…

Pintura de Viggo Johansen de 1891

 

Nos tempos mais antigos, antes mesmo de Cristo, plantas e árvores que permaneciam verdinhas todo o ano tinham um significado especial para as pessoas durante os rigorosos invernos.

Acreditava-se que as plantas vistosas afugentavam maus espíritos e doenças das casas.

No hemisfério norte, o solstício de inverno cai entre os dias 21 e 22 de dezembro, por isso, eles utilizavam vários ramos e folhas em suas casas durante a estação fria, dando os primeiros indícios da tradição da árvore de Natal.

Mas ninguém sabe realmente ao certo quando os ramos e pinheiros foram utilizados pela primeira vez como árvore de Natal. Provavelmente essa prática tenha começado há cerca de mil anos atrás no Norte da Europa, onde árvores de abeto (do tipo pinheiro) eram penduradas nas casas com algum tipo de decoração.

O primeiro uso documentado de uma árvore nas celebrações de Natal e Ano Novo foi na praça da cidade de Riga, capital da Letônia, no ano de 1510. Nessa praça, existe uma placa dizendo que aquela foi a primeira árvore de Ano Novo, sendo que a frase está traduzida em oito idiomas.

Outro registro é de uma pintura da Alemanha em 1521, que mostra uma árvore sendo levada pelas ruas com um homem montado num cavalo atrás dela. O homem está vestido como um bispo, possivelmente representando São Nicolau (santo que é relacionado com a inspiração para o Papai Noel).

Há também um registro de uma pequena árvore em Breman, na Alemanha, em 1570. Ela era descrita como uma árvore decorada com “maçãs, nozes, tâmaras, pretzels e flores de papel”, que era exibida numa casa aliança (ponto de encontro de uma sociedade de homens de negócio na cidade).

Porém, a popularização da árvore de Natal aconteceu mais intensamente em 1846, quando os membros da realeza, a Rainha Victoria e seu príncipe alemão, Albert, foram ilustrados no jornal de Londres com os seus filhos em torno de uma árvore de Natal.

Victoria era muito popular com seus súditos, e o que foi feito na corte imediatamente tornou-se moda, não só na Grã-Bretanha, mas em todos os países de língua inglesa, se espalhando depois para outras partes do mundo.

 

 

 

 

 

 

Ilustração da família real britânica de 1848

 

 

 

 

 

 

Há outras versões, porém, a moderna árvore de Natal teria realmente surgido na Alemanha entre os séculos XVI e XVIII. Não se sabe exatamente em qual cidade ela tenha surgido. Durante o século XIX a prática foi levada para outros países europeus e para os Estados Unidos. Apenas no século XX essa tradição chegou à América Latina.

Atualmente essa tradição é comum a católicosprotestantes e ortodoxos.

………………………………………………………………………………………………………………….

FONTE(S)
Wikipédia, a enciclopédia livre.
http://www.megacurioso.com.br
History
Why Christmas

IMAGENS
Histories of Things to Come
Wikipedia
Strange Feed
Seeds of Happiness
Shutters

 

………………………………………………………………………………………………………………….

“Caixa de retalhos” também pode ser cultura!

FELIZ NATAL A TODOS!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>