Apareceram os blocos e cordões

Apesar de estrondoso sucesso dos bailes de salão, foi na esfera popular que o carnaval adquiriu formas genuinamente autênticas e brasileiras.

Apareceram os blocos e cordões, grupos que originaram mais tarde as escolas de samba. 

No Brasil, bloco carnavalesco é um termo genérico usado para definir diversos tipos de manifestações carnavalescas populares. Designa um conjunto de pessoas que desfilam no Carnaval, de forma semi-organizada, muitas vezes trajando uma mesma fantasia, ou vestidas do modo que mais lhe agradar.
Geralmente constituem uma agremiação.


……………………………………………………………………………………………………………………

Depois de alguns carnavais passados na minha cidade, brincando nos bailes das matinês no clube em que éramos sócios, recebi um convite para passar o próximo em uma cidade do interior de São Paulo, um tanto longe de onde morava.

Depois de alguns “vai e vem”, consegui autorização, fiz as malas e iniciei uma nova aventura!

Era a primeira vez que viajava sem minha família, uma amiga tinha parentes no interior e para lá fomos nós!

Tudo novo… tudo surpreendente…

A viagem de trem foi uma verdadeira descoberta, apesar de todas as dificuldades, os famosos “perregues”, foi muito divertida!

Era mais gente do que lugar, dificilmente se conseguia um banco para sentar, as malas passavam sobre as nossas cabeças, tudo bem apertado, mas nada disso alterava a alegria daquele povo, cantavam sem parar e ríamos com vontade, até “doer a barriga” como se diz por aí…

Foi inesquecível…

Uma garotinha urbana e cheia de mimos, ingênua e simplória, embarcando em uma nova aventura em direção a mais um “carnaval”, quem diria…

 

2 ideias sobre “Apareceram os blocos e cordões

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>